Detalhes do Curso

Educação Infantil

...um novo ambiente, de assimilar novas experiências, de despertar para a leitura e a escrita, de utilizar linguagens corporal, musical, plástica, oral e escrita ajustada às diferentes situações de comunicação, de se relacionar, de descobrir, de brincar, de desenvolver uma imagem positiva de si, de tornar-se cada vez mais independente, de expressar suas ideias, sentimentos, necessidades e desejos, de iniciar o ensino de uma segunda língua, de desenvolver e valorizar hábitos de cuidado com o próprio corpo e bem estar, de estabelecer vínculos afetivos, de fortalecer sua autoestima, de se encantar, de aprender e se divertir.

PERGUNTAS E RESPOSTAS DETALHADAS SOBRE O CURSO

Quais são os fundamentos do projeto pedagógico da Educação Infantil?

Na Educação Infantil, as crianças aprendem a partir das interações que estabelecem com as pessoas e o ambiente. Brincar, observar, experimentar, questionar, explorar, movimentar-se de diferentes formas, utilizar diferentes linguagens, ouvir histórias, pintar, desenhar, apreciar e produzir sons e músicas, descansar e cuidar-se são experiências indispensáveis ao desenvolvimento integral da criança.

Como é o espaço físico da escola para as crianças do Infantil?

Tanto as salas de aula como os demais espaços são planejados para proporcionar ambientes que promovam interação, acolhimento e aprendizagem significativa.

Como é a chegada e saída da escola?

Os pais podem dirigir-se à sala de aula acompanhados de seus filhos. A entrada e saída são acompanhadas por funcionários, professoras, coordenação e direção.

A escola oferece período integral?

Sim. As crianças do Infantil podem estudar em período integral, sendo que no período da manhã trabalha-se com projetos e recreação lúdica.

Há professora auxiliar de sala?

Sim. A escola disponibiliza professora auxiliar de sala para o Infantil II, III, IV, por conta das especificidades da faixa etária.

Como os pais são atendidos pela escola?

Além das reuniões pedagógicas bimestrais marcadas em calendário, os pais podem procurar pela direção e/ou coordenação pedagógica sempre que necessitarem.

Como ocorre o processo de adaptação para alunos novos?

Não há um tempo padrão. Cada criança é respeitada no seu ritmo. O dia a dia é pensado cuidadosamente para que as crianças sintam-se seguras, acolhidas e felizes.

Como é a rotina da criança no seu dia a dia?

Da mesma maneira que a criança está habituada à sua rotina familiar, o ambiente escolar se revela como um espaço social, com similaridades ao mundo que a rodeia. Cada professora organiza diariamente a rotina da criança de acordo com sua faixa etária.

Há saídas culturais para o Infantil?

Sim. Promovemos saídas que tenham cunho pedagógico, cultural e de entretenimento. Todas as saídas pedagógicas e eventos culturais são divulgados em calendário anual e comunicados às famílias.

Como a criança é avaliada?

A criança é avaliada constantemente através da sua participação, interação e por atividades avaliativas à critério da professora. No final de cada bimestre, os pais recebem relatório individual com detalhamento desse processo.

Como são conduzidas as eventuais situações de saúde e/ou mal-estar?

A criança será atendida de acordo com as instruções dos pais. Para tanto, entraremos em contato com a família.

As crianças são acompanhadas durante o intervalo de aulas?

Sim. Há horários diferenciados para as turmas do Infantil. Nesses casos, cada professora acompanha sua turma.

MATERIAL DIDÁTICO

COLEÇÃO VIVENCIANDO E APRENDENDO

A Coleção Vivenciando e Aprendendo destina-se aos quatro níveis da Educação Infantil e contempla atividades adequadas para crianças de 2 a 5 anos. Elaboradas a partir de um projeto pedagógico no qual a aprendizagem infantil se dá por meio das experiências resultantes dos processos de interação direta da criança com o meio que a circunda, as atividades propostas aguçam a curiosidade e estimulam o uso da imaginação e da criatividade, valorizando, assim, todas as formas de manifestação das vivências infantis.

Materiais Suplementares


CIRANDA DE LIVROS – INFANTIS 2, 3, 4 e 5

O caderno Ciranda de Livros contém atividades relacionadas à leitura de histórias infantis. Nele, o aluno é convidado a expressar, por meio de desenhos, suas percepções acerca dos temas das histórias ouvidas, das personagens, dos autores dos livros, etc., cultivando, assim, o hábito da leitura.


DESENHO E ESCRITA – INFANTIS 2, 3, 4 e 5

O caderno Desenho e Escrita tem a finalidade de registrar as práticas de representação da figura humana e da escrita feitas de forma espontânea pelas crianças, constituindo, assim, um importante referencial para o professor no acompanhamento e na intervenção da evolução dessas habilidades ao longo do ano escolar.


MÚSICAS INFANTIS – INFANTIS 2, 3, 4 e 5

A música está presente em todos os projetos da Coleção Vivenciando e Aprendendo, proporcionando ao aluno o desenvolvimento da sensibilidade, da atenção, da criatividade, do respeito ao próximo, do senso crítico e da consciência corporal. As canções apresentadas são de tradição popular e, dessa forma, permitem ao aluno um maior contato com a diversidade cultural.


ATIVIDADES GRAFOMOTORAS – INFANTIS 4 e 5

O caderno Atividades Grafomotoras reúne ações específicas que contribuem para o desenvolvimento das habilidades gráficas e motoras, preparando as crianças para a construção do processo de escrita.


LETRAS E NÚMEROS – INFANTIL 5

No caderno Letras e Números, constam diversas atividades de identificação, leitura e escrita do alfabeto e dos algarismos.


LITERATURA INFANTIL: VIVENCIANDO VALORES – INFANTIS 2, 3, 4 e 5

Os livros de literatura infantil proporcionam ao professor a possibilidade de conversar com os alunos sobre valores humanos, como família, amizade, respeito e responsabilidade. Cada exemplar contém atividades em realidade aumentada. Com o uso do aplicativo SAS, as crianças podem jogar e resolver situações-problema que envolvem os personagens do livro de forma interativa.

Projetos

A coleção contempla seis projetos anuais: Eu, Minha escola e Meus colegas; Vivendo em família; Cuidando do planeta Terra; Brincando eu aprendo; Lendo o mundo através da arte; e Ligado com o mundo. Esta proposta pedagógica possibilita a integração das áreas do conhecimento, propõe desafios, desperta a curiosidade e permite à criança confrontar suas hipóteses com o conhecimento historicamente constituído, caminhando para a construção de conceitos científicos.


EU, MINHA ESCOLA E MEUS COLEGAS

Esse projeto trabalha o reconhecimento e a valorização do espaço escolar, seus elementos e suas regras de convivência, além da identificação das singularidades das pessoas com as quais a criança convive diariamente.


BRINCANDO, EU APRENDO

Brincar é uma das atividades fundamentais para o desenvolvimento da identidade e da autonomia de uma criança. Esse projeto permite que a criança aprenda a se expressar corporalmente, dramatizar, interpretar e conhecer a si mesma e ao outro por meio da brincadeira.


VIVENDO EM FAMÍLIA

Esse projeto contém atividades que buscam desenvolver na criança noções de reconhecimento de sua identidade e organização de seu grupo familiar, bem como o respeito aos costumes e às características próprias de cada família.


LENDO O MUNDO ATRAVÉS DA ARTE

O respeito e a valorização da arte devem ser adquiridos desde a Educação Infantil. Esse projeto propõe a leitura de obras de arte a partir de observação, narração e descrição, bem como o incentivo à produção e à apreciação artística.


CUIDANDO DO PLANETA TERRA

A criança, desde cedo, precisa ser conscientizada sobre a sua responsabilidade ambiental. Nesse projeto, os conteúdos são propostos em atividades que envolvem temas como preservação, fenômenos naturais, etc


LIGADO COM O MUNDO

Esse projeto oferece atividades que ampliam o conhecimento da criança sobre o mundo contemporâneo e suas tecnologias. São trabalhados conceitos básicos para o dia a dia, como a importância da comunicação e da integração entre as pessoas.

Novidades

Cadastre seu e-mail para receber as novidades do Colégio