...um novo ambiente, de assimilar novas experiências, de despertar para a leitura e a escrita, de utilizar linguagens corporal, musical, plástica, oral e escrita ajustada às diferentes situações de comunicação, de se relacionar, de descobrir, de brincar, de desenvolver uma imagem positiva de si, de tornar-se cada vez mais independente, de expressar suas ideias, sentimentos, necessidades e desejos, de iniciar o ensino de uma segunda língua, de desenvolver e valorizar hábitos de cuidado com o próprio corpo e bem estar, de estabelecer vínculos afetivos, de fortalecer sua autoestima, de se encantar, de aprender e se divertir.
Na Educação Infantil, as crianças aprendem a partir das interações que estabelecem com as pessoas e o ambiente. Brincar, observar, experimentar, questionar, explorar, movimentar-se de diferentes formas, utilizar diferentes linguagens, ouvir histórias, pintar, desenhar, apreciar e produzir sons e músicas, descansar e cuidar-se são experiências indispensáveis ao desenvolvimento integral da criança.
Tanto as salas de aula como os demais espaços são planejados para proporcionar ambientes que promovam interação, acolhimento e aprendizagem significativa.
Os pais podem dirigir-se à sala de aula acompanhados de seus filhos. A entrada e saída são acompanhadas por funcionários, professoras, coordenação e direção.
Sim. As crianças do Infantil podem estudar em período integral, sendo que no período da manhã trabalha-se com projetos e recreação lúdica.
Sim. A escola disponibiliza professora auxiliar de sala para o Infantil II, III, IV, por conta das especificidades da faixa etária.
Além das reuniões pedagógicas bimestrais marcadas em calendário, os pais podem procurar pela direção e/ou coordenação pedagógica sempre que necessitarem.
Não há um tempo padrão. Cada criança é respeitada no seu ritmo. O dia a dia é pensado cuidadosamente para que as crianças sintam-se seguras, acolhidas e felizes.
Da mesma maneira que a criança está habituada à sua rotina familiar, o ambiente escolar se revela como um espaço social, com similaridades ao mundo que a rodeia. Cada professora organiza diariamente a rotina da criança de acordo com sua faixa etária.
Sim. Promovemos saídas que tenham cunho pedagógico, cultural e de entretenimento. Todas as saídas pedagógicas e eventos culturais são divulgados em calendário anual e comunicados às famílias.
A criança é avaliada constantemente através da sua participação, interação e por atividades avaliativas à critério da professora. No final de cada bimestre, os pais recebem relatório individual com detalhamento desse processo.
A criança será atendida de acordo com as instruções dos pais. Para tanto, entraremos em contato com a família.
Sim. Há horários diferenciados para as turmas do Infantil. Nesses casos, cada professora acompanha sua turma.
A Coleção Vivenciando e Aprendendo destina-se aos quatro níveis da Educação Infantil e contempla atividades adequadas para crianças de 2 a 5 anos. Elaboradas a partir de um projeto pedagógico no qual a aprendizagem infantil se dá por meio das experiências resultantes dos processos de interação direta da criança com o meio que a circunda, as atividades propostas aguçam a curiosidade e estimulam o uso da imaginação e da criatividade, valorizando, assim, todas as formas de manifestação das vivências infantis.
O caderno Ciranda de Livros contém atividades relacionadas à leitura de histórias infantis. Nele, o aluno é convidado a expressar, por meio de desenhos, suas percepções acerca dos temas das histórias ouvidas, das personagens, dos autores dos livros, etc., cultivando, assim, o hábito da leitura.
O caderno Desenho e Escrita tem a finalidade de registrar as práticas de representação da figura humana e da escrita feitas de forma espontânea pelas crianças, constituindo, assim, um importante referencial para o professor no acompanhamento e na intervenção da evolução dessas habilidades ao longo do ano escolar.
A música está presente em todos os projetos da Coleção Vivenciando e Aprendendo, proporcionando ao aluno o desenvolvimento da sensibilidade, da atenção, da criatividade, do respeito ao próximo, do senso crítico e da consciência corporal. As canções apresentadas são de tradição popular e, dessa forma, permitem ao aluno um maior contato com a diversidade cultural.
O caderno Atividades Grafomotoras reúne ações específicas que contribuem para o desenvolvimento das habilidades gráficas e motoras, preparando as crianças para a construção do processo de escrita.
No caderno Letras e Números, constam diversas atividades de identificação, leitura e escrita do alfabeto e dos algarismos.
Os livros de literatura infantil proporcionam ao professor a possibilidade de conversar com os alunos sobre valores humanos, como família, amizade, respeito e responsabilidade. Cada exemplar contém atividades em realidade aumentada. Com o uso do aplicativo SAS, as crianças podem jogar e resolver situações-problema que envolvem os personagens do livro de forma interativa.
A coleção contempla seis projetos anuais: Eu, Minha escola e Meus colegas; Vivendo em família; Cuidando do planeta Terra; Brincando eu aprendo; Lendo o mundo através da arte; e Ligado com o mundo. Esta proposta pedagógica possibilita a integração das áreas do conhecimento, propõe desafios, desperta a curiosidade e permite à criança confrontar suas hipóteses com o conhecimento historicamente constituído, caminhando para a construção de conceitos científicos.
Esse projeto trabalha o reconhecimento e a valorização do espaço escolar, seus elementos e suas regras de convivência, além da identificação das singularidades das pessoas com as quais a criança convive diariamente.
Brincar é uma das atividades fundamentais para o desenvolvimento da identidade e da autonomia de uma criança. Esse projeto permite que a criança aprenda a se expressar corporalmente, dramatizar, interpretar e conhecer a si mesma e ao outro por meio da brincadeira.
Esse projeto contém atividades que buscam desenvolver na criança noções de reconhecimento de sua identidade e organização de seu grupo familiar, bem como o respeito aos costumes e às características próprias de cada família.
O respeito e a valorização da arte devem ser adquiridos desde a Educação Infantil. Esse projeto propõe a leitura de obras de arte a partir de observação, narração e descrição, bem como o incentivo à produção e à apreciação artística.
A criança, desde cedo, precisa ser conscientizada sobre a sua responsabilidade ambiental. Nesse projeto, os conteúdos são propostos em atividades que envolvem temas como preservação, fenômenos naturais, etc
Esse projeto oferece atividades que ampliam o conhecimento da criança sobre o mundo contemporâneo e suas tecnologias. São trabalhados conceitos básicos para o dia a dia, como a importância da comunicação e da integração entre as pessoas.