Detalhes do Curso

Ensino Fundamental

Anos Iniciais 6º ao 9º

... o mundo, de aprimorar as competências até aqui desenvolvidas, de interpretar várias formas de linguagens, de analisar dados e informações, de ser capaz de produzir e interpretar textos com temas mais aprofundados, de enfrentar adversidades, de superar dificuldades, de argumentar de forma oral e/ou escrita, de analisar, relacionar, concluir e apresentar soluções.

PERGUNTAS E RESPOSTAS DETALHADAS SOBRE O CURSO

Quais são os fundamentos do projeto pedagógico do Ensino Fundamental II?

O trabalho desenvolvido durante os anos do Ensino Fundamental abrange as diversas áreas do conhecimento e dispõe de informações atuais e contextualizadas que propiciam ao aluno o domínio de linguagens, compreensão de fenômenos, resolução de situações-problema, construção de argumentação, bem como elaboração de estratégias para agir no seu entorno e na sociedade. Com isso, a escola trabalha em consonância com as diretrizes educacionais da BNCC – Base Nacional Comum Curricular.

Como são divulgados os resultados bimestrais?

As famílias podem acompanhar os resultados das provas semanais, avaliação programática SAS e atividades avaliativas através de boletim disponível em área restrita do site da escola www.alternativoamparo.com.br com atualização online. As famílias também têm a oportunidade de conversar com os professores em reuniões bimestrais previamente divulgadas em calendário anual.

Há recursos pedagógicos complementares?

Sim. O laboratório é utilizado pelos professores das áreas de Ciências Físicas e Biológicas. Nele, são desenvolvidas atividades previamente elaboradas. A sala multimídia é utilizada por todos os professores e o ateliê está disponível para os professores de Arte.

Como são conduzidas as eventuais situações de saúde e/ou mal-estar?

O aluno será atendido de acordo com as instruções dos pais. Para tanto, entraremos em contato com a família.

Como os pais são atendidos pela escola?

Além das reuniões pedagógicas bimestrais marcadas em calendário, os pais podem procurar pela direção e/ou coordenação pedagógica sempre que necessitarem.

Como o aluno é estimulado a ler?

A leitura constitui um dos eixos principais no processo de ensino-aprendizagem. São apresentados aos alunos diferentes tipos e gêneros de leitura que são trabalhados pela área de Língua Portuguesa. Há, também, atividades específicas de leitura desenvolvidas em cada bimestre.

Como o aluno é avaliado?

O aluno é avaliado durante todo o processo de ensino-aprendizagem através de observações, tarefas, atividades avaliativas e pesquisas. O processo de avalição bimestral é composto por provas semanais dissertativas, avaliação programática SAS (testes) e outras atividades avaliativas a critério dos professores. A média bimestral é 5,0 (cinco). Ao término do semestre, o aluno que eventualmente não tenha atingido desempenho satisfatório mínimo em uma ou mais disciplinas terá a oportunidade de recuperar sua nota através do processo de recuperação que consiste em aulas, tira dúvidas e prova.

Quais atividades extracurriculares a escola oferece?

A escola oferece gratuitamente diversas atividades no período inverso ao das aulas: Dança – Hip Hop / Fanfarra / Voleibol / Handbol / Basquete / Futsal / Desenho / EPV – Educação para a Vida – Projeto Solidário / Projeto Literário.

A escola promove Estudos do Meio?

Sim. Promovemos saídas que tenham cunho pedagógico, cultural e de entretenimento. Todas as saídas pedagógicas de estudo do meio e eventos culturais são divulgados em calendário anual e comunicados às famílias.

MATERIAL DIDÁTICO

COLEÇÃO FUNDAMENTAL ASAS

A Coleção Fundamental ASAS é destinada aos alunos de 6º, 7º ,8º e 9º anos e integra as disciplinas de Língua Portuguesa, Língua Inglesa, Matemática, História, Geografia e Ciências. Os temas são trabalhados de forma a incentivar a capacidade de análise crítica e o raciocínio lógico, a expressão de ideias em diferentes linguagens, bem como a utilização de diferentes fontes de informação na construção do saber.
Por meio do conhecimento dos aspectos naturais, socioculturais e econômicos de nosso país e de outras nações, o aluno é levado a compreender a importância da cidadania, da participação social, do questionamento, do diálogo e da proposição de soluções para a mediação de conflitos.
As atividades proporcionam o aprofundamento e a fixação dos assuntos estudados por meio da leitura de mapas, gráficos, tabelas, pinturas, charges etc. As leituras complementares, por sua vez, ampliam a visão de mundo dos alunos acerca do tema em estudo.

Materiais Suplementares


ATIVIDADES SUPLEMENTARES

Dialogando com os conteúdos estudados nos livros didáticos, os livros de Atividades Suplementares favorecem o desenvolvimento da capacidade de raciocínio dos alunos com atividades de aprofundamento que se integram ao cotidiano.


FILOSOFIA

Com o objetivo de contribuir para a formação dos alunos, os livros de Filosofia instigam a leitura reflexiva de textos filosóficos e de fontes diversas, fornecendo subsídios para que os alunos pensem, analisem criticamente, argumentem e se posicionem acerca de situações cotidianas. A obra proporciona o desenvolvimento da reflexão-ação, mostrando o quanto uma reflexão bem elaborada, tanto escrita como externada, ajuda os alunos a encontrarem o equilíbrio entre os princípios individuais e os sociais.


PRÁTICAS DE PRODUÇÃO TEXTUAL

Pautando-se no trabalho com os gêneros textuais, os livros de Práticas de Produção Textual oferecem aos alunos várias propostas de composições textuais, abordando aspectos relacionados à escrita e à gramática, com atividades contextualizadas e condizentes à faixa etária, que ampliam a imaginação e a criatividade.


LÓGICA

Os livros de Lógica visam desenvolver nos alunos competências e habilidades relacionadas à investigação e à compreensão. Ao resolver situações-problema compostas por desafios instigantes, os alunos são levados a selecionar e a interpretar informações, prever estratégias e usar raciocínios dedutivos ou indutivos, bem como fazer analogias e estimativas na elaboração de resultados baseados em bons argumentos.


ESPANHOL

Os livros de Español proporcionam uma imersão na língua espanhola e na cultura de diversos países em que esse idioma é falado. Aliando interpretação textual, gramática e treino de habilidades orais, essas obras contêm diversas situações comunicativas, explicações teóricas e atividades que colaboram para a aprendizagem dos alunos.


Novidades

Cadastre seu e-mail para receber as novidades do Colégio