...a desenvolver o gosto pelo estudo e pelo conhecimento, de processar informações e ideias, de desenvolver estratégias para posicionar-se de maneira crítica e responsável, de adquirir autonomia nos estudos e na solução de problemas, de conhecer e valorizar as características fundamentais do Brasil e de outros povos e nações, de posicionar-se contra qualquer discriminação baseada em diferenças culturais, de classe social, de crenças, de sexo e etnia, de perceber-se agente transformador do ambiente e de praticar a cidadania.
O trabalho desenvolvido durante os cinco primeiros anos do Ensino Fundamental abrange estudos nas áreas de Linguagens, Noções Lógico-Matemáticas, Ciências Sociais e Ciências Naturais, através dos eixos Identidade e Autonomia, Natureza e Sociedade, Linguagem Oral e Escrita, Matemática, Movimento, Música e Artes Visuais. Com isso, a escola trabalha em consonância com as diretrizes educacionais da BNCC – Base Nacional Comum Curricular.
Tanto as salas de aula como os demais espaços são planejados para proporcionar ambientes que promovam interação, acolhimento e aprendizagem significativa.
Os pais podem dirigir-se à sala de aula acompanhados de seus filhos. A entrada e saída são acompanhadas por funcionários, professoras, coordenação e direção.
Sim. O laboratório é utilizado pelo professor da área de Ciências. Nele, são desenvolvidas atividades previamente elaboradas. A sala de multimídia é utilizada pelos professores e o ateliê está disponível para os professores de Arte.
As famílias podem acompanhar os resultados das provas semanais e atividades avaliativas através de boletim disponível em área restrita do site da escola www.alternativoamparo.com.br com atualização online. As famílias também têm a oportunidade de conversar com os professores em reuniões bimestrais previamente divulgadas em calendário anual.
Sim. A professora de sala dedica-se a atender qualquer criança que necessite de alguma orientação específica. Além da sala de aula, a escola oferece assessoria pedagógica a essas crianças ao longo do ano. Cada professora responsável por sua turma atende às crianças no projeto "Apoio Pedagógico", no qual são tiradas dúvidas e retomada de conceitos. Esses encontros acontecem uma vez por semana no período inverso ao das aulas.
Não há um tempo padrão. Cada criança é respeitada no seu ritmo. O dia a dia é pensado cuidadosamente para que as crianças se sintam seguras, acolhidas e felizes.
Da mesma maneira que a criança está habituada à sua rotina familiar, o ambiente escolar se revela como um espaço social, com similaridades ao mundo que a rodeia. Cada professora organiza diariamente a rotina da criança de acordo com sua faixa etária.
Sim. Promovemos saídas que tenham cunho pedagógico, cultural e de entretenimento. Todas as saídas pedagógicas e eventos culturais são divulgados em calendário anual e comunicados às famílias.
A escola oferece gratuitamente atividades no período inverso ao das aulas: Dança (Hip Hop) e Fanfarra.
A criança é avaliada constantemente durante todo o processo de ensino-aprendizagem através da sua participação, tarefas, atividades avaliativas, pesquisas e produção pedagógica. O processo de avalição bimestral é composto por provas semanais dissertativas e provinhas SAS, além de outras atividades avaliativas a critério das professoras. A média bimestral é 5,0 (cinco). Ao término do semestre, a criança que eventualmente não tenha atingido desempenho mínimo satisfatório em uma ou mais disciplinas terá a oportunidade de recuperar sua nota através do processo de recuperação que consiste em aulas, tira dúvidas e prova.
A criança será atendida de acordo com as instruções dos pais. Para tanto, entraremos em contato com a família.
Além das reuniões pedagógicas bimestrais marcadas em calendário, os pais podem procurar pela direção e/ou coordenação pedagógica sempre que necessitarem.
A Coleção Lendo o Mundo é destinada aos alunos do 1º ao 5º ano e abrange estudos nas áreas de Linguagens, Noções Lógico-Matemáticas, Ciências Sociais e Ciências Naturais. Mais do que simplesmente alfabetizar, a coleção favorece o desenvolvimento de um ambiente letrado, estimulando nos alunos o gosto pela leitura e pela escrita. A Coleção Lendo o Mundo do 1º ano apresenta os conteúdos organizados em Língua Portuguesa, Matemática e Natureza e Sociedade. A partir do 2º ano até o 5º ano os conteúdos são organizados em Língua Portuguesa, Língua Inglesa, Matemática, Ciências, História e Geografia.
Oferecendo ao aluno uma seleção de exercícios que dialogam com o livro didático, as atividades desse material suplementar proporcionam uma melhor compreensão dos assuntos abordados, como também o aprofundamento de exercícios já trabalhados.
Os cadernos de Produção Textual possibilitam aos alunos produzirem seus próprios textos por meio de desenhos, bem como expressarem, por escrito, sentimentos, experiências, ideias e opiniões.
O Caderno de Língua Portuguesa – Atividades Suplementares possibilitam um maior contato dos alunos com diversos gêneros textuais e revisitam os assuntos estudados no livro didático a partir de atividades diversificadas, que promovem o desenvolvimento da competência leitora.
Os livros de Práticas de Produção Textual abordam diferentes gêneros textuais, apresentando suas respectivas particularidades em uma linguagem adequada a cada série. As obras apresentam diversas propostas de escrita e reescrita de texto, além de reflexão sobre o gênero textual em estudo.
Destinada aos alunos de 4º e 5º anos, a obra Formação Humana visa proporcionar conhecimentos sobre o saber, o agir e a organização do ser humano a partir de uma discussão filosófica. Com a ajuda da Corujinha Amiga, personagem-ícone do livro, o aluno é incentivado a buscar a amizade, solidariedade e o conhecimento, adotando, assim, uma postura de cidadão consciente.
Os cadernos de Matemática – Atividades Suplementares - estimulam os alunos a desenvolverem seu pensamento lógico por meio de atividades que permitem a revisão e o aprofundamento dos conteúdos contemplados no livro didático.
Revisitando as histórias que se tornaram tradição ao encantar diferentes gerações e culturas nos mais diversos países, a Coleção Clássicos proporciona às crianças contato não só com a arte literária, mas também com a língua inglesa. Ao longo das páginas dos seis livros que compõem a coleção, além de ilustrações encantadoras, os alunos encontram as histórias em português e em inglês, entrando em contato com um novo idioma.