Detalhes do Curso

Ensino Fundamental

Anos Iniciais 1º ao 5º

...a desenvolver o gosto pelo estudo e pelo conhecimento, de processar informações e ideias, de desenvolver estratégias para posicionar-se de maneira crítica e responsável, de adquirir autonomia nos estudos e na solução de problemas, de conhecer e valorizar as características fundamentais do Brasil e de outros povos e nações, de posicionar-se contra qualquer discriminação baseada em diferenças culturais, de classe social, de crenças, de sexo e etnia, de perceber-se agente transformador do ambiente e de praticar a cidadania.

PERGUNTAS E RESPOSTAS DETALHADAS SOBRE O CURSO

Quais são os fundamentos do projeto pedagógico do Ensino Fundamental?

O trabalho desenvolvido durante os cinco primeiros anos do Ensino Fundamental abrange estudos nas áreas de Linguagens, Noções Lógico-Matemáticas, Ciências Sociais e Ciências Naturais, através dos eixos Identidade e Autonomia, Natureza e Sociedade, Linguagem Oral e Escrita, Matemática, Movimento, Música e Artes Visuais. Com isso, a escola trabalha em consonância com as diretrizes educacionais da BNCC – Base Nacional Comum Curricular.

Como é o espaço físico da escola para as crianças?

Tanto as salas de aula como os demais espaços são planejados para proporcionar ambientes que promovam interação, acolhimento e aprendizagem significativa.

Como é a chegada e saída da escola?

Os pais podem dirigir-se à sala de aula acompanhados de seus filhos. A entrada e saída são acompanhadas por funcionários, professoras, coordenação e direção.

Há recursos pedagógicos complementares?

Sim. O laboratório é utilizado pelo professor da área de Ciências. Nele, são desenvolvidas atividades previamente elaboradas. A sala de multimídia é utilizada pelos professores e o ateliê está disponível para os professores de Arte.

Como são divulgados os resultados bimestrais?

As famílias podem acompanhar os resultados das provas semanais e atividades avaliativas através de boletim disponível em área restrita do site da escola www.alternativoamparo.com.br com atualização online. As famílias também têm a oportunidade de conversar com os professores em reuniões bimestrais previamente divulgadas em calendário anual.

Há algum suporte pedagógico para crianças com baixo desempenho acadêmico?

Sim. A professora de sala dedica-se a atender qualquer criança que necessite de alguma orientação específica. Além da sala de aula, a escola oferece assessoria pedagógica a essas crianças ao longo do ano. Cada professora responsável por sua turma atende às crianças no projeto "Apoio Pedagógico", no qual são tiradas dúvidas e retomada de conceitos. Esses encontros acontecem uma vez por semana no período inverso ao das aulas.

Como ocorre o processo de adaptação para alunos novos?

Não há um tempo padrão. Cada criança é respeitada no seu ritmo. O dia a dia é pensado cuidadosamente para que as crianças se sintam seguras, acolhidas e felizes.

Como é a rotina da criança no seu dia a dia?

Da mesma maneira que a criança está habituada à sua rotina familiar, o ambiente escolar se revela como um espaço social, com similaridades ao mundo que a rodeia. Cada professora organiza diariamente a rotina da criança de acordo com sua faixa etária.

Há saídas culturais para o Ensino Fundamental?

Sim. Promovemos saídas que tenham cunho pedagógico, cultural e de entretenimento. Todas as saídas pedagógicas e eventos culturais são divulgados em calendário anual e comunicados às famílias.

Quais atividades extracurriculares a escola oferece?

A escola oferece gratuitamente atividades no período inverso ao das aulas: Dança (Hip Hop) e Fanfarra.

Como a criança é avaliada?

A criança é avaliada constantemente durante todo o processo de ensino-aprendizagem através da sua participação, tarefas, atividades avaliativas, pesquisas e produção pedagógica. O processo de avalição bimestral é composto por provas semanais dissertativas e provinhas SAS, além de outras atividades avaliativas a critério das professoras. A média bimestral é 5,0 (cinco). Ao término do semestre, a criança que eventualmente não tenha atingido desempenho mínimo satisfatório em uma ou mais disciplinas terá a oportunidade de recuperar sua nota através do processo de recuperação que consiste em aulas, tira dúvidas e prova.

Como são conduzidas as eventuais situações de saúde e/ou mal-estar?

A criança será atendida de acordo com as instruções dos pais. Para tanto, entraremos em contato com a família.

Como os pais são atendidos pela escola?

Além das reuniões pedagógicas bimestrais marcadas em calendário, os pais podem procurar pela direção e/ou coordenação pedagógica sempre que necessitarem.

MATERIAL DIDÁTICO

COLEÇÃO LENDO O MUNDO

A Coleção Lendo o Mundo é destinada aos alunos do 1º ao 5º ano e abrange estudos nas áreas de Linguagens, Noções Lógico-Matemáticas, Ciências Sociais e Ciências Naturais. Mais do que simplesmente alfabetizar, a coleção favorece o desenvolvimento de um ambiente letrado, estimulando nos alunos o gosto pela leitura e pela escrita.
A Coleção Lendo o Mundo do 1º ano apresenta os conteúdos organizados em Língua Portuguesa, Matemática e Natureza e Sociedade. A partir do 2º ano até o 5º ano os conteúdos são organizados em Língua Portuguesa, Língua Inglesa, Matemática, Ciências, História e Geografia.

Materiais Suplementares


LEITURA E ESCRITA – ATIVIDADES SUPLEMENTARES

Oferecendo ao aluno uma seleção de exercícios que dialogam com o livro didático, as atividades desse material suplementar proporcionam uma melhor compreensão dos assuntos abordados, como também o aprofundamento de exercícios já trabalhados.


PRODUÇÃO TEXTUAL

Os cadernos de Produção Textual possibilitam aos alunos produzirem seus próprios textos por meio de desenhos, bem como expressarem, por escrito, sentimentos, experiências, ideias e opiniões.


LÍNGUA PORTUGUESA – ATIVIDADES SUPLEMENTARES

O Caderno de Língua Portuguesa – Atividades Suplementares possibilitam um maior contato dos alunos com diversos gêneros textuais e revisitam os assuntos estudados no livro didático a partir de atividades diversificadas, que promovem o desenvolvimento da competência leitora.


PRÁTICAS DE PRODUÇÃO TEXTUAL

Os livros de Práticas de Produção Textual abordam diferentes gêneros textuais, apresentando suas respectivas particularidades em uma linguagem adequada a cada série. As obras apresentam diversas propostas de escrita e reescrita de texto, além de reflexão sobre o gênero textual em estudo.


FORMAÇÃO HUMANA

Destinada aos alunos de 4º e 5º anos, a obra Formação Humana visa proporcionar conhecimentos sobre o saber, o agir e a organização do ser humano a partir de uma discussão filosófica. Com a ajuda da Corujinha Amiga, personagem-ícone do livro, o aluno é incentivado a buscar a amizade, solidariedade e o conhecimento, adotando, assim, uma postura de cidadão consciente.


MATEMÁTICA – ATIVIDADES SUPLEMENTARES

Os cadernos de Matemática – Atividades Suplementares - estimulam os alunos a desenvolverem seu pensamento lógico por meio de atividades que permitem a revisão e o aprofundamento dos conteúdos contemplados no livro didático.


COLEÇÃO CLÁSSICOS – BILÍNGUE

Revisitando as histórias que se tornaram tradição ao encantar diferentes gerações e culturas nos mais diversos países, a Coleção Clássicos proporciona às crianças contato não só com a arte literária, mas também com a língua inglesa. Ao longo das páginas dos seis livros que compõem a coleção, além de ilustrações encantadoras, os alunos encontram as histórias em português e em inglês, entrando em contato com um novo idioma.

Novidades

Cadastre seu e-mail para receber as novidades do Colégio